Finalmente voltei para meu blog, e lá vamos nós tirando o pó e as teias de aranha! 2011 foi muiiiito agitado e cheio de compromissos (que 2012 seja assim também). Só agora vou conseguir postar algumas das atividades que realizamos durante o ano, só as melhores hein?! Vamos começar com o maravilhoso (ou deveria dizer delicioso?) projeto de matemática. Tudo começou com um filme, isso mesmo um filme, quem diz que filme não ensina nada, que é só matar tempo não sabe tirar o melhor deles. O filme escolhido foi "Ursinho Pooh 1,2,3 descobrindo os números" ele é uma graça e muito bom para alunos de educação infantil que ainda estão construindo o conceito de números e quantidades. No filme tudo começa com a organização da "festa das 10 coisas", onde cada um deverá levar 10 coisas, o problema é que Guru não sabe contar e Pooh não consegue se lembrar para ensiná-lo a partir dai todos do bosque dos Cem Acres mostram suas estratégias para aprender a contar. Como em todos nosso projetos, a família não poderia ficar de fora. Enviamos o filme para casa de todos os alunos (tiramos 10 cópias e cada dia 10 alunos levavam o filme), pois o mais importante para aprender a contar é a prática, depois de assistir o filme junto com o filho a família tinha que preparar 10 coisas gostosas para comer e enviar para nossa "festa das 10 coisas" que foi marcada para uma sexta-feira. Durante a festa cada um contava suas 10 coisas e dividiamos com todos os amigos.
|
Todos os alunos contaram suas 10 coisas |
|
Quantos pratos deliciosos tivemos em nossa festa, eu levei 10 pães com patê. |
|
Foi uma festa deliciosa |
Acabou?
Nãããão =), teve muito mais, Professora Lu e eu juntamos nosso humilde dinheirinho e fomos para padaria, levamos R$10,00 e compramos 4 sacolas com 10 pães em cada uma, nossa quanto número 10. Desenhamos os grupos de pães na lousa (cada aluno desenhou um pão para sabermos se a quantidade era suficiente, eles adoraram), depois comemos os pães com doce de leite.
|
Contando 1, 2, 3... |
|
Outra vez 1,2,3... |
|
E vamos lá 1,2,3... |
|
Pra terminar 1,2,3... e quanto gastamos? Exatos R$10,00, agradecimento especial ao Flecha! |
Agora acabou né?
Nããããão =) Como matemática não são só números partimos para as formas geométricas, como fazer os alunos se interessarem por formas? E se comêssemos as formas? Boa idéia!!! Lu teve uma brilhante idéia, vamos comer triângulos de pizza. Que assim seja, receita na lousa, desenho do círculo da pizza e depois dos triângulos é claro, e mãos à obra, muuuita pizza em sala de aula. O resultado? Triângulo e círculo conquistados!
|
Amo muito |
|
Esse trabalho é show! |
Finalmente acabou?
Nããããão =) Mas o resto do projeto de matemática fica para próxima vez, com a história de um certo cofrinho. =^.^=
0 comentários:
Postar um comentário